@DradoTheHobbit@lemmy.eco.br !batepapo@lemmy.eco.br
Descobri o fediverso ano passado. O Lemmy é, das plataformas do fediverso, a que mais interajo. Não há uma instância específica porque — e aqui está a magia do fediverso — as instâncias se comunicam, inclusive plataformas distintas. Eu mesmo, estou interagindo nesse tópico do Lemmy através de uma plataforma que não o Lemmy (Sharkey).
Ao meu ver, o fediverso (bem como o Geminispace, uma Web sob protocolo textual similar ao Gopher) são os últimos espaços onde conseguimos resgatar, até certo ponto, aquela Web dos tempos do Orkut, Bate-papo UOL, Yahoo Respostas e afins.
Mas aqui vai um desabafo pessoal, e um ponto a se pensar com relação às interações online: tenho notado uma tendência na Internet no geral, desde que esta passou a fazer parte da minha realidade nos anos 2000. É que, cada vez mais, interações como essa aqui, onde você e eu estamos fazendo uso humano de textos não-curtos, estão... raras.
Dois pontos levam a isso: existência das reações rápidas (curtidas, descurtidas, reações via emojis) e existência de algoritmos que hoje conseguem gerar textos tão "convincentes" que levam à dúvida quanto à agência humana por trás de qualquer texto online.
No primeiro ponto, é por vezes frustrante para uma pessoa (como eu) acostumada em escrever textos longos e profundos receber um "jóia" e não um texto igualmente profundo. Quero dizer, reações são úteis principalmente àquilo que não pede resposta textual (exemplo: "De nada" após um "Obrigado"), mas sempre que possível tento responder em texto, positiva ou negativamente (i.e. diante de uma discordância).
No segundo ponto, e aqui cito um blog da gringa que li, "os textos online se tornaram cheaper", as LLMs estão meio que "desvalorizando" textos longos como esse. Pra piorar a situação, sou neurodivergente, então meus textos, que trafegam de forma desinibida e espontânea por várias áreas do saber, são quase que indistinguíveis de um texto gerado por LLM. Já fui muitas vezes acusado de ser uma LLM, e isso também acaba sendo frustrante.
Esses dois pontos me fazem, vez em quando, do nada decidir por apagar o que produzi, diante de uma frustração ontológica e epistemológica com o retorno que aquilo (não) produziu (além, claro, de uma "depressão" de longa data onde vira e mexe me pego lembrando e/ou encarando os profundos olhos delineados da Escuridão do Abismo).
Mesmo assim, acabo por permanecer, diante de como o fediverso é um Terceiro Lugar onde a interação humana ainda ocorre sem influência de algoritmos de recomendação ou interesses escusos de acionistas. Ao meu ver, vale a pena, sim, voltar ao fediverso.
@Valmond@lemmy.world !asklemmy@lemmy.world
It's worth mentioning about PeerTube, which is both an alternative for YouTube and other video platforms, as well as a proper platform for uploading videos on Fediverse. Sometimes I see Lemmy threads/comments embedding PeerTube videos and these videos work pretty fine.