[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 2 points 5 days ago

pior que uma vez eu tava voltando da academia de bike à noite e vi algo mto similar, fiquei perplexo. Do nada uma língua de fogo gigante clareou o céu como se alguma coisa tivesse queimado reentrando na atmosfera bem naquela hora, doido demais!

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 3 points 5 days ago

De “open” já não tinha praticamente nada, agora sim se foi o boi com a corda… Não passam de mais uma big tech em meio a tantas outras.

Complicado dessa mudança é que já não haviam incentivos para se importar com a segurança geral e com a disponibilização dos modelos para todos, a partir de agora caminham em uma direção totalmente contrária a aquilo que um dia a “board” dos diretores sonhou

9
submitted 2 weeks ago* (last edited 2 weeks ago) by tarsisurdi@lemmy.eco.br to c/linux@lemmy.eco.br

Fala meu povo! Recentemente ganhei um Raspberry Pi 4 da empresa onde trabalho para usar como bem quiser e decidi transformá-lo em um pequeno servidor caseiro!

Assim que o recebi fiz a instalação do Fedora Server e já tinha até instalado algums servicos básicos. No entanto, assim que precisei me preocupar com o armazenamento do sistema me deparei com uma situação desagradável: os 64GB de armazenamento do cartão SD do meu Pi não estavam sendo usados pelo sistema, tendo apenas duas partições de /boot e /boot/efi e um LVM contendo uma partição com sistema de arquivos XFS que não ocupa nem 5GB do espaço disponível.

Frente a isso, pensei em uma solução robusta para o problema: mover a instalação do fedora presente em fedora-root (a partição LVM xfs) para um novo sistema de arquivos BTRFS em modo RAID-1 com um pendrive de mesma capacidade. Dessa forma eu teria redundância para perder um dos dispositivos e fecharia com a regra de ouro do backup: 3 cópias, 2 locais e em lugares / formatos físicos diferentes, 1 externa (nuvem no meu caso). Ainda seria pouco espaço (<64GB) mas já é algo que eu posso aproveitar para me livrar de serviços externos, em nuvem e de bigtechs (Google Drive, iCloud, OneDrive).

O problema foi que eu fiz todos os passos descritos no post linkado e não consegui transferir a instalação para o novo sistema de arquivos :/ Por mais que tenha conseguido criar, copiar, fazer mount e bootar pelo sistema de arquivos novo, na hora de excluir a partição antiga do XFS eu acabei quebrando tudo!

Se alguém da comunidade puder dar uma olhadinha ou tenha ideia de como resolver essa questão agradeço muito! (o post no fórum está em inglês para atrair mais gente à questão, mas a partir de agora vc só precisa saber falar Linux na real 😄).

264

Was it ever not OK?

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 7 points 4 weeks ago

“Chamam a Gnome de ruim porque não podem chamar de feia!” (contém ironia)

Toot original

8

Vazaram documentos internos da CMG (Cox Media Group) os quais revelam que a empresa possui mais de 470 “fontes” distintas de gravações de usuários as quais são transcritas usando IA e vendidas a anunciantes como Google, Amazon e Facebook.

Sempre achei que isso fosse uma paranoia completa (pela impraticabilidade até o surgimento de IAs capazes de transcrever toda essa informação) mas aparentemente agora é extremamente possível. Em que universo isso é plausível?

9

Sinto que talvez essa não seja a comunidade ideal para se ter essa discussão (talvez algo como c/tecnologia ou até mesmo c/batepapo...) mas gostaria de saber se existe a possibilidade de ativar notificações push (ou até mesmo por email) para algum frontend do Lemmy.

No momento eu principalmente utilizo o Voyager no iOS e nunca consegui encontrar nenhum tipo de configuração que possibilitasse notificações via push. Isso é uma limitação do backend do Lemmy? As instâncias precisam fazer setup disso à parte? O sistema é integrado com soluções de Unified Push (a exemplo do ntfy.sh) ou algo similar?

Geralmente demoro muito mais que o usual para participar de discussões por aqui devido à falta desse recurso devido ao fato de que só é possível ver que alguém interagiu com você pelas notificações ao manualmente abrir o aplicativo / frontend...

Existe alguma solução atual para isso ou pelo menos discussões sobre a implementação deste recurso para a plataforma?

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 9 points 1 month ago

Will the Gnome version of Bazzite work for HDR on an Nvidia GPU, or for that matter any other OS as long as I’m using gamescope to run the game with HDR enabled?

I don’t think it would work because of the fact that HDR isn’t properly implemented yet on GNOME, still waiting for that to land in 47…

https://gitlab.gnome.org/GNOME/mutter/-/merge_requests/3893

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 13 points 1 month ago

I accessed the site under a VPN, maybe that’s why it didn’t let me read it as “I had reached their limit” and it was definitely paywalled.

210
submitted 1 month ago* (last edited 1 month ago) by tarsisurdi@lemmy.eco.br to c/nottheonion@lemmy.world

Apparently it’s the third time this happens??

EDIT: TBH I didn’t read the article because of the paywall…

159
submitted 3 months ago* (last edited 3 months ago) by tarsisurdi@lemmy.eco.br to c/nottheonion@lemmy.world

Credits to: @mattblaze@federate.social

EDIT: they’ve changed the article’s original title :(

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 21 points 3 months ago

Big tech can cheat the system by paying their taxes on countries in which they are lower, but when you try to do the same:

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 7 points 3 months ago

Parabéns à comunidade! Muito obrigado por prover esse serviço e possibilitar a independência de plataformas centralizadas ❤️🎉

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 7 points 3 months ago* (last edited 3 months ago)

how is it that this circle is warped in the bottom right

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 21 points 5 months ago* (last edited 5 months ago)

If the latest Steam survey is anything to go by, it’s actually lower of a percentage when it comes to gaming, representing 1.94% of the market. The stats mentioned in the article come from StatCounter which monitors web traffic.

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 11 points 5 months ago

You can’t deny their support for Wayland has been steadily improving with the latest driver releases. In fact it’s already in a good state if it weren’t for the flickering in certain applications caused by these issues with explicit sync which are currently being addressed.

[-] tarsisurdi@lemmy.eco.br 13 points 5 months ago

That’s true, but thankfully it’s already been merged in mutter and is underway in kwin.

The code for GNOME has already been merged, KDE has a merge request open for it too, Mesa also already has it merged in.

126

This merge resquest has finally been merged into XWayland, which means NVIDIA users are just one beta driver release away (May 15th) from probably having a good experience on Wayland now!

view more: next ›

tarsisurdi

joined 8 months ago